O Projeto Memória do Jornalismo Piauiense nasceu da necessidade de democratização do acesso aos periódicos por parte dos pesquisadores e comunidade em geral. Além disso, na ideia inicial já havia o intuito de preservar a memória e contribuir para a história do campo da comunicação, assim como, da sociedade, a partir do fomento a pesquisas científicas, com a facilitação do acesso às fontes hemerográficas.

O Projeto Memória do Jornalismo Piauiense é coordenado pela Profa. Dra. Ana Regina Rêgo. O acervo digitalizado também é colocado à disposição da comunidade, por meio do Espaço Integrado da Memória na UFPI e no próprio Arquivo Público do Piauí. O projeto é mantido pelo Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC), vinculado ao Departamento de Comunicação Social e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (PPGCOM/UFPI). O projeto possui parceria com o Arquivo Público do Piauí: Casa Anísio Brito, assim como, com o Programa de Educação Tutorial (PET) - História da UFPI; o Núcleo de Pesquisa Documentação e Memória (NUPEM) da UFPI, e, o Núcleo de Pesquisa em História e Educação (NUPEHED) da UFPI.

O Projeto Memória do Jornalismo possui o patrocínio da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente 16 pessoas entre bolsistas, estudantes de graduação e pós-graduação e voluntários, atuam nas diferentes etapas do processo de conservação da história e memória piauiense. De 2011 aos dias atuais já passaram pelo Projeto cerca 50 estudantes.

Desde o início da parceria com o Arquivo Público do Piauí que data de 2011, o Projeto Memória vem realizando a digitalização e tratamento de periódicos nas instalações do Arquivo e em seu laboratório na UFPI. Durante a entrega do primeiro lote em julho de 2013, constavam 20 DVDs armazenando 324 edições de jornais, revistas e almanaques dos séculos XIX e XX. Na sequência, os dois últimos encontros disponibilizaram 29 DVDs com mais de 3000 fotogramas e 37 DVDs com cerca de 994 edições de jornais nos meses de abril e julho de 2014, respectivamente.

Em dezembro de 2016, se realizou a mais recente entrega. Na ocasião, foram entregues 32 DVDs contendo cerca de 600 exemplares de jornais do século XIX e XX. Ao total foram digitalizados mais de 100 títulos de impressos. O número também atinge a marca de 120 GB (Gigabytes) de material digital, os arquivos se encontram disponíveis em formato PDF (Formato Portátil de Documento) e JPEG (arquivos de imagem).

O lançamento da plataforma digital possibilita ao pesquisador consultar jornais, revistas e almanaques do século XIX e XX em qualquer lugar, por meio deste site, configurando assim, um meio de democratização e acessibilidade aos interessados em pesquisar a imprensa piauiense.

Nossa equipe


Membros do Núcleo de Pesquisa
em Jornalismo e Comunicação (NUJOC)

Ver perfil Lattes

Camila Fortes

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela UFPI


Outros colaboradores

Ver perfil Lattes

Jéssica Santos

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela UFPI e foi membro do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC)

Ver perfil Lattes

Camilla Melo

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela UFPI e foi membro do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC)

Ver perfil Lattes

Vicente de Paula

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela UFPI, Mestrando em Comunicação pela UNB

Ver perfil Lattes

Tiago Lopes

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela UFPI e foi membro do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC)

Ver perfil Lattes

Isadora Gomes

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela UFPI

Ver perfil Lattes

Diego Lopes

Graduado em Jornalismo pela UESPI e com Mestrado em Comunicação pela UFPI

Ver perfil Lattes

Bruno Bandeira

Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2017). É graduado no curso de Direito pela Sociedade Piauiense de Ensino Superior - Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Prof. Camillo Filho (2014) e em licenciatura plena em História pela Universidade Federal do Piauí (2013).

Ver perfil Lattes

Alyne Ramos

Graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).