O Projeto Memória do Jornalismo recebe patrocínio da Lei A. Tito Filho

A Fundação Cultural Monsenhor Chaves, órgão de Cultura da Prefeitura Municipal de Teresina, liberou no primeiro semestre de 2019 os recursos previstos em um pedido de patrocínio ao Projeto Memória do Jornalismo, aprovado em edital da Lei A. Tito Filho de 2012.

A Lei Arimatéia Tito Filho é uma lei municipal de incentivo à cultura e existe desde a década de 1990 e tem fomentado inúmeras manifestações culturais na cidade de Teresina.

O Projeto Memória do Jornalismo foi contemplado com um pedido para uma nova etapa do trabalho de memória. Na primeira fase do projeto, ainda em vigor, os colaboradores do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação-NUJOC, vinculado ao curso de jornalismo e ao mestrado em Comunicação da UFPI,  tem trabalhado diretamente na digitalização do acervo de impressos do Piauí, desde a década de 1830 aos dias atuais.

Os recursos da Lei A. Tito Filho demoraram 7 anos para liberação, mas agora chegam ao Projeto Memória do Jornalismo piauiense e estão sendo utilizados na construção de uma página de memória oral e de uma série inicial de 4 documentários.

Para realização dos documentários a equipe do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação-NUJOC contratou o Coletivo Labcine e conjuntamente estão desenvolvendo os argumentos e realizando as gravações dos documentários sobre o jornalismo piauiense e seus personagens.

   

O primeiro documentário a entrar no site, no entanto, já está pronto e foi realizado pelo jornalista Jordão Fernandes Carlos, componente do NUJOC, e se denomina 1964: Repressão, memória e consequências da ditadura civil-militar no Piauí.

Voltar