NUJOC-UFPI produz série documental sobre a história de veículos e personagens do rádio e televisão piauiense

A produção audiovisual faz parte da segunda etapa do Projeto Memória do Jornalismo Piauiense desenvolvida pelo núcleo

 

A segunda etapa do Projeto Memória do Jornalismo Piauiense dá a partida com a produção da série documental Memória do Jornalismo Piauiense, que contará com quatro episódios. Por meio da produção audiovisual, com o objetivo de remontar contextos e experiências, os espectadores poderão conhecer um pouco mais sobre a história dos veículos eletrônicos (rádio e televisão) e de personagens importantes do Piauí do final do século XX.

“As entrevistas com figuras importantes que atuaram durante a implantação dos meios eletrônicos no Piauí norteiam a obra e trazem à tona imagens adormecidas e afetividades afloradas tendo como motivador um olhar coletivo sobre o passado, em que personagens que vivenciaram o início da atuação desses veículos no Piauí se encontram, trocam ideias e compartilham memórias”, pontua o diretor e roteirista da série, Pedro Júlio Oliveira.

Dois episódios tratam do radiojornalismo e as primeiras experiências radiofônicas, fazendo uma imersão no pioneirismo da radiodifusão piauiense, na produção de radionovelas e em especial no jornalismo esportivo da era de ouro do rádio piauiense. A série também dedica dois episódios para a televisão, contando desde as primeiras experiências da transmissão em TV às histórias dos principais personagens dessa época - tanto os que estavam na frente e por trás das lentes.      

Além de trazer ao conhecimento do grande público informações e curiosidades sobre a produção radiofônica e televisiva no Piauí, a produção da série tem como propósito trazer para a visibilidade zonas lacunares da história dos meios de comunicação em nosso estado e contribuir para futuras pesquisas no campo.   

“Com esse projeto, temos a pretensão de contribuir com a memória do nosso povo, como também, facilitar o acesso de pesquisadores a narrativas sobre o passado dos meios e da nossa sociedade, possibilitando que fontes, documentos, rastros e vestígios possam se manifestar e se colocar à disposição para pesquisas posteriores”, afirma a Prof. Dra. Ana Regina Rêgo, coordenadora do Projeto Memória do Jornalismo Piauiense.  

A segunda etapa do Projeto Memória do Jornalismo Piauiense, conta com o apoio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FCMC) através da Lei A. Tito Filho e com a parceria do coletivo LabCine.

Sobre o Projeto Memória do Jornalismo Piauiense

O Projeto Memória do Jornalismo Piauiense, desenvolvido a partir do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC/UFPI) e coordenado pela Prof. Dra. Ana Regina Rêgo, atua entre a extensão e a pesquisa com o intuito de preservar a memória e contribuir para a história do Piauí, assim como fomentar o desenvolvimento de pesquisas científicas.

Na primeira etapa do projeto, foi lançada a plataforma digital http://memoriadojornalismopi.com.br que reúne mais de 1 mil periódicos digitalizados e disponibilizados gratuitamente para a comunidade. O acervo conta com jornais, revistas e almanaques - desde o século XIX até os dias atuais - que podem ser acessados a qualquer momento, configurando assim, um meio importante de democratização e acessibilidade desses materiais.

Com o desenvolvimento da segunda etapa e a produção da série Projeto Memória do Jornalismo Piauiense, a intenção é que o espaço de memória digital criado pelo projeto se amplie e potencialize ainda mais as pesquisas na área da comunicação.

Voltar